sábado, 24 de outubro de 2015

Diga Sim !

      Quero entender o motivo pelo qual as pessoas tem tanto medo de ouvir o que o outro tem pra falar.  Um exemplo muito fácil, um chefe chama o funcionário no escritório e pede pra ele fechar a porta, na hora o funcionário pensa: “o que fiz de errado?”, ele não fez nada que o desabonasse, era apenas pra receber um aumento de salário. A maioria de nós cresceu com os erros sendo destacados e com isso o péssimo hábito de só sermos “chamados” quando não temos sucesso, ou quando fazemos algo que não agrada: “nota baixa, resposta torta, coisas fora do lugar, etc.” Um ato que desagrada é como um produto ruim, a propaganda atinge mais pessoas que um ato bom!  
Lembro-me muito bem de ouvir e foram várias vezes: “não fez mais que sua obrigação”, sei que quem dizia isso estava fazendo o seu melhor naquele momento, hoje eu sei, e  com certeza quem disse não fazia ideia do mal que isso pode desencadear no futuro de quem ouve. É como bulling, ninguém imagina o estrago futuro.
Obrigação ou não, gostamos de ser elogiados, gostamos de saber que nossa presença é essencial e não opcional, que “sim” fizemos certo, que “sim” a comida tá uma delícia, que “sim” eu gosto de você, “sim” pra tudo, “sim” você mereceu! E assim vai. Crescemos ouvindo “não”, “não mexa”, “não pode”, “não faça isso”, “não faça aquilo”... Então como todo ser desbravador, cheio de energia, imortal e zero de medo. Resolvemos desafiar os “nãos”, tentamos uma, duas, três e até um “milhão” de vezes e a resposta nem sempre foi positiva. Cada “não” que a vida nós dá é um pedaço da nossa segurança, energia, imortalidade que se vai, com isso também vem: “o inseguro”,”o tímido”,”o indesejado”,”o rejeitado”, as várias pessoas que acumulamos em nós.
Cada “não”, cada negação que damos pra vida, ela também nós dá um não! Não vou falar com ela, logo não vou sair com ela!  É um mais um! Tenho 50 % de chance de ganhar um “sim”, pois se eu não fizer, o “não “ eu já tenho !   
Tudo explicado (na minha cabeça) o porquê algumas pessoas tem tanta dificuldade de falar o que realmente deseja? Timidez, medo de rejeição, insegurança e outros motivos. Cada um de nós sabe quais as pedras que já tropeçamos, o tombo doeu e como demorou pra cicatrizar, não queremos passar por essa dor novamente.
É uma grande trava em nossas vidas, deixamos de encontrar pessoas, de ter grandes revelações, vários sorrisos, por puro medo de ter um resultado diferente do positivo.
     Decido que na minha vida, a partir de hoje, vou falar como me sinto, vou elogiar, vou me mostrar como uma só pessoa, a pessoa que sou, que admiro em mim, a pessoa que gosto de ser, amorosa, carinhosa, viva, cheia de energia, imortal, segura, sedutora, aquela que cala quando não  tem nada de bom a dizer. Vou me esforçar ao máximo pra ser só uma!  E se você não consegue lidar com a verdade que mostro, verdade que sinto, me avise, não ignore isso não vai mudar, vou falar até que você diga que “não” quer mais ouvir.
      Chuto agora tudo que me atrapalha, que me impede que me levar pra baixo, tudo que me desagrada, tudo eu não me reconheço! E senão me reconheço, não sou Eu!
      Diga sim para o bem, seja qual for e de quem for! 
 Graziela Continelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudei o tel

 Meu novo número:  14 99849 8161